Translate

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A pescaria de Jormungand



     Jormungand era um dos três filhos de Loki com a giganta Angrboda. Ele possuía a forma de uma gigantesca serpente, daí ser conhecido pelos epítetos de a "Serpente do Mundo" ou a "Serpente de Midgard". Jormungand era irmão do gigantesco lobo Fenrir e da deusa dos mortos, Hel. A medida que ele começava a crescer rapidamente, Odin temendo os problemas que ele viesse a causar, o lançou as profundezas do oceano. Neste caso temos que saber que os escandinavos consideravam que o mundo fosse circular e plano, e houvesse um vasto oceano circular, daí alguns mitos falarem que Jormungand era tão grande que conseguia contornar este oceano e morder a própria cauda.

Jormungand, a Serpente do Mundo. 
     No texto sobre Odin, vimos que Fenrir estava predestinado a matar o rei dos deuses durante o Ragnarok, logo, no caso de Jormungand, ele estava predestinado a confrontar Thor numa luta de vida ou morte. Mas, antes disso acontecer, houve uma ocasião que o ruivo deus tentou antecipar o confronto, indo atrás da gigantesca serpente. 

      Existem várias versões sobre o mito, mas a versão da Edda em prosa é uma das mais conhecidas, possuindo detalhes que outras versões não possuem. Nesta história fala-se que Thor partiu de Asgard para encontrar o gigante Hymir o qual se dizia ser pai de Tyr, o deus da guerra. Thor assumiu a forma de um jovem e foi encontrar o gigante. Ele aguardou o amanhecer para se apresentar a Hymir. Quando este acordou, após se vestir e se alimentar, seguiu para o seu barco, na ocasião Thor foi falar com ele, pedindo que pudesse acompanhá-lo na pescaria, mas Hymir relutou em concordar, pois disse que o garoto era jovem demais, e era inexperiente, teria medo, fome e sentiria frio; apenas iria atrapalhá-lo. De acordo com Snorri aquilo irritou o deus, e o mesmo quase desferiu uma martelada no gigante. Temos que nos lembrar que o deus em geral tinha pouca paciência com aqueles que o contrariavam.

      Hymir acabou aceitando o pedido do rapaz e disse para ele arranjar sua própria isca. Thor foi até a manda de bois do gigante, e procurou pelo maior boi, o qual era chamado Himinhrjót, então ele matou o animal e lhe cortou a cabeça, a levando consigo. Os dois seguiram viagem pelo mar; Hymir remava velozmente, e logo chegou ao local que costumava pescar linguados, mas Thor pediu que eles fossem para mais longe; o gigante achou aquilo estranho, mas concordou, mas novamente o deus pediu para que fossem ainda para mais longe. Hymir disse que seria perigoso, pois poderiam se deparar com a Serpente de Midgard.

      Ao chegar no local mais distante que haviam ido mar adentro, Thor soltou os remos e começou a preparar a linha de pesca, o anzol, e finalmente pregou a cabeça do boi neste, então o lançou nas águas, esperando que fosse bem fundo.

Gravura de um livro islandês do século XVII, retratando Thor jogando o anzol com a cabeça do boi Himirhtjót, enquanto o gigante Hymir o observa. 
     "A serpente de Midgard mordeu, então, a cabeça do boi e o anzol imediatamente se prendeu a sua boca; quando isso ocorreu, ela repuxou tão violentamente que os punhos de Thor se chocaram contra o barco. Thor se enfureceu e elevou tanto sua força divina que suas pernas vazaram pelo fundo do bote e seus calcanhares se enterram no fundo do mar. Trouxe, desse modo, a serpente a bordo, e deve ser dito que ninguém jamais presenciara visão mais amedrontadora do que aquela em que Thor fixava seus olhos na serpente, que o encarava de volta, babando veneno". 

      Hymir ao ver a terrível criatura ficou com tanto medo que por um momento ficou sem reação. Thor puxou a cabeça da serpente para fora da água, então com a outra mão brandiu seu martelo e preparou para desferir um golpe, mas Hymir reagindo contra o medo, levantou-se e cortou a linha, libertando o monstro. Thor chegou a lançar Mjölnir, mas este apenas atingiu as ondas que a serpente deixou para trás. Revoltado pela covardia e intromissão do gigante, Thor o golpeou e o matou. 

Hymir cortando a linha que prendia Jormungand. 
     Ficando frustrado com o ocorrido, o deus remou de volta até terra firme e foi embora. Contudo, o conflito derradeiro entre deus e monstro só viria a ocorrer no Ragnarok. Mas essa segunda história, novamente revela a força do deus, pois por duas vezes ele conseguiu erguer a gigantesca serpente. Não obstante, existe, uma versão que diz que Thor não mata Hymir nesse momento, mas o teria matado em outra ocasião, quando em visita a casa deste, o deus acabou discutindo com o gigante e lhe arremessou uma taça com tamanha força, que ela rachou a cabeça do gigante, o matando. 

Fonte das ilustrações e texto:
http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário